Área do Paciente
Online Chat
Artigos

Clínica Vínculo disponibiliza exame Eletroneuromiografia

29 de janeiro de 2019

A Eletroneuromiografia é um exame complementar composto por um conjunto de testes neurofisiológicos que visam avaliar a função dos nervos periféricos, da junção neuromuscular e dos músculos.

O exame é realizado basicamente em duas etapas: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia com agulha.

O estudo da condução nervosa é realizado com eletrodos de superfície e consiste na aplicação de estímulos elétricos nos nervos periféricos, para que suas respostas sejam registradas e analisadas.

A eletromiografia é realizada com um eletrodo na forma de agulha, que é introduzido nos músculos para avaliar sua atividade elétrica, em repouso e durante a contração.

QUANDO O EXAME É INDICADO

A Eletroneuromiografia é indicada para investigação de afecções que acometem os nervos periféricos, plexos, raízes nervosas, neurônios motores espinhais, músculos e junção neuromuscular. Além de demonstrar a topografia, o tipo de lesão, a cronicidade e a gravidade, o exame também contribui com informações sobre o prognóstico, que indica a possibilidade de apresentar recuperação.

O seu médico pode solicitar uma eletroneuromiografia se você tiver sinais ou sintomas que possam indicar um distúrbio nos nervos, nos músculos ou na junção entre estes, tais como:

Os exames mais comumente solicitados são:

O resultado deste exame é frequentemente necessário para auxiliar no diagnóstico de uma série de condições, tais como:

QUAIS SÃO OS RISCOS DA ELETRONEUROMIOGRAFIA?

A eletroneuromiografia é um exame de baixo risco. No entanto, o paciente pode sentir dor na área que foi testada. A dor pode durar alguns dias e pode ser aliviada com analgésicos comuns.

Em casos raros, é possível apresentar formigamento, hematomas e inchaço nos locais de inserção da agulha. Certifique-se de informar ao seu médico se o inchaço ou a dor se tornarem piores.

PREPARO

CONTRAINDICAÇÕES

A não realização do exame acontecerá nas seguintes situações:

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A ELETRONEUROMIOGRAFIA

OBSERVAÇÕES:

Médico responsável:

José Furtado Alves Júnior

CRM-SP 136832

Neurologista (RQE: 37140)

Neurofisiologista Clínico (RQE: 37140-1)