A Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico, tem como um de seus sintomas, as crises de ansiedade muito fortes que são incapacitantes para o paciente, fazendo com que ele sinta um intenso sofrimento psíquico.
A síndrome do pânico ocorre quando o paciente começa a sentir ansiedade e medo que as crises aconteçam novamente, fazendo com que ele evite situações que em que ele teve crises anteriores.
As crises podem vir de maneira aleatória, independente o momento, local ou contexto em que o portador da síndrome esteja. Por isso, é importante saber reconhecer seus sinais.
Nesse artigo, vamos discutir os 5 principais sintomas de uma crise de pânico e o que deve ser feito para o tratamento desse transtorno.
A crise ocorre quando o nosso sistema responsável pela resposta aos perigos ativa e temos a sensação de termos que decidir entre lutar ou fugir. Por isso, nosso corpo é tomado pela adrenalina, mas sem nenhum perigo aparente, vamos ficando ainda mais nervosos.
Vamos agora listar os principais sintomas de uma crise de pânico para que você fique atento aos seus sinais:
Essa é uma reação do corpo ao estresse e ao estado de alerta. O coração bombeia mais sangue para o corpo, irrigando os músculos e preparando para uma reação rápida.
Essa é uma das sensações que mais causa medo durante a crise. Parece que não estamos respirando ar o suficiente, aumentamos o ritmo da respiração, fazendo com que hiperventilemos, o que pode causar tonturas e formigamentos.
Como o corpo está em um estado de atenção, ele fica preparado para reagir a qualquer momento, por isso podem ocorrer tremores nas mãos e nos pés. Além disso, esse estado induz à transpiração excessiva, deixando, por exemplo, as palmas das mãos geladas e molhadas.
Quem está passando pela crise pode se sentir como se o mundo ao seu redor não fosse real, como se ele estivesse distante ou fosse um sonho. A despersonalização envolve se sentir fora do corpo, como se estivesse observando suas ações em terceira pessoa.
Durante a crise a pessoa pode sentir que irá morrer ou perder o controle sobre sua mente, fazendo com que a ansiedade aumente ainda mais.
As crises causam grandes distúrbios na vida de quem tem síndrome do pânico, impedindo-o de viver com qualidade. Por isso, é necessária a realização de um tratamento, buscando a melhora dos sintomas e um maior bem-estar.
O primeiro passo para iniciar o tratamento é buscar um psiquiatra. Ele é o especialista na área e saberá o melhor modo de seguir com o tratamento, levando em consideração cada caso e as especificidades de cada paciente.
Saiba mais sobre Síndrome do Pânico em: https://www.instagram.com/p/CxWPwqcOE6z/?img_index=1