TDAH é deficiência?

15 de setembro de 2023

O TDAH é uma condição que pode dificultar muito a jornada escolar e a carreira de quem tem esse transtorno. Por isso, é comum surgirem dúvidas sobre se o TDAH é considerado uma deficiência ou não.

O transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um uma condição neuropsiquiátrica que se torna mais aparente nos primeiros anos escolares, quando a criança tem contato com um novo ambiente e com novas tarefas.

Mas, existem pessoas que passam anos sem o diagnóstico e sofrem sem saber que existe tratamento para o seu transtorno.

Nesse artigo, vamos discutir alguns sintomas do TDAH e o seu status enquanto deficiência.

O que diz a lei?

Não há no Brasil nenhuma lei que caracterize o TDAH como deficiência. Aqui ele é considerado uma disfunção. Vamos entender a diferença:

A diferença então é que, apesar de terem maior dificuldade para realizar algumas tarefas, eles não são impossibilitados pelo TDAH, por isso, não são considerados deficientes.

Portanto, os portadores do transtorno não têm alguns direitos que os portadores de deficiências têm, como cotas, facilidades na compra de automóveis e gratuidade em transporte público.

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, porém, é um ponto fora da curva, pois por iniciativa própria oferece uma hora a mais e salas exclusivas para quem TDAH fazer a prova. Isso fez com que alguns vestibulares do pais também adotassem essa prática.

Sintomas do TDAH

Os efeitos do TDAH podem ser mitigados com o tratamento correto, levando o paciente a viver uma vida com mais qualidade.

Vamos conhecer alguns sintomas:

Como podemos perceber, os sintomas do TDAH incluem mais do que a distração e a hiperatividade.

É importante que seja procurado um tratamento com psiquiatra, pois ele é o profissional qualificado para definir qual a forma que melhor ajudará cada paciente.