Psicogeriatria

Também chamada de Psiquiatria de Idosos ou Psiquiatria da Terceira Idade, a Psicogeriatria é uma sub-área da Psiquiatria que se ocupa do estudo do funcionamento mental dos indivíduos com 60 ou mais anos, bem como do tratamento das peculiaridades presentes nas alterações psiquiátricas que ocorrem nessa faixa de idade, incluindo-se aí as alterações comportamentais e os declínios da cognição.

Em Psicogeriatria, na investigação do quadro patológico, além da anamnese clínica, habitualmente são necessários testes psicométricos e solicitação de exames gerais e de imagem cerebral. Com o objetivo de excluir ou confirmar hipóteses diagnósticas.

O tratamento na Psicogeriatria

Quanto aos tratamentos empregados, como princípio geral, temos a necessidade de evitar a chamada polifarmácia (múltiplas medicações). Evitando assim, as interações farmacológicas indesejáveis que podem, eventualmente, piorar o estado basal do paciente, causar sedação, produzir confusão mental ou outros efeitos colaterais. A escolha das melhores opções medicamentosas se faz fundamental para alcançarmos a maior resposta terapêutica com a melhor tolerabilidade, nas menores doses possíveis.

O psicogeriatra é um psiquiatra que está capacitado para identificar e tratar os diversos transtornos psiquiátricos habituais em indivíduos na terceira idade. Os idosos podem manifestar esses transtornos com características sutilmente distintas do observado em jovens necessitando assim de doses e prescrições especificamente adequadas às suas peculiaridades.

Também vale lembrar que a população idosa está mais sujeita às doenças que implicam em declínio cognitivo, como as Síndromes Demenciais. As chamadas doenças demenciantes, ou demências, são aquelas que cursam com o prejuízo progressivo de habilidades como memória, orientação espacial e temporal, capacidade de planejar e executar tarefas, dificuldades de linguagem (compreender ou expressar), reconhecer pessoas ou objetos, queda da autonomia para atividades complexas ou até básicas do dia-a-dia. Eventualmente, inadequação para o convívio social pode surgir em alguns casos.

A Síndrome Demencial ocorre em várias doenças, como principalmente, na Doença de Alzheimer, na Demência Vascular, na Demência Mista (Alzheimer + Vascular), na Demência por Corpos de Lewy, nas Demências Fronto-Temporais entre outras. Existem diversos tipos de tratamento que incluem tanto estratégias visando ao retardo do avanço dos declínios cognitivos como também buscando melhoras das alterações do comportamento eventualmente presentes.