Psiquiatria é a especialidade médica que se dedica a estudar a mente e o comportamento humano. Buscando identificar os mecanismos cerebrais do funcionamento normal e patológico e, dessa forma, oferecer tratamento mais adequado às alterações eventualmente presentes.
Habitualmente, as alterações do psiquismo provocam algum grau de sofrimento tanto para o indivíduo que as possui, quanto para seus próximos. Ocorrendo desde formas suaves até alterações quase que insuportáveis. Daí a importância do correto diagnóstico e tratamento específico para o problema identificado.
Para tanto, a Psiquiatria moderna se baseia em referenciais não apenas de modelos psicológicos da mente, mas também em modelos neurobiológicos. Isso com o objetivo de correlacionar determinados sintomas e comportamentos com alterações específicas do funcionamento cerebral.
Assim, o tratar, em psiquiatria, significa trazer de volta ao indivíduo o bem-estar perdido, através da normalização de seu padrão psíquico e dos comportamentos alterados. Produzindo assim, sua recuperação o mais completa possível. Para tanto, o médico psiquiatra pode se valer de recursos farmacológicos (medicamentos) e/ou de psicoterapia, dependendo da indicação de cada caso.