Área do Paciente
Online Chat
Artigos

Vitamina D – Valores de Referência

12 de março de 2018

Até o fim de 2017 o valor normal era acima de 30 ng/ml, porém atualmente estão sendo aceitos valores a partir de 20ng/ml.

Segundo o comunicado laçando, pacientes com dosagens de Vitamina D de 20 a 30 ng/ml não necessitam de reposição da vitamina.

O posicionamento do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) é de que a Vitamina D seja maior que 20ng/ml para população geral saudável. Os valores entre 30 e 60 ng/ml são os recomendados para os grupos de risco como idosos, gestantes, pacientes com osteoporose, raquitismo, osteomalácia, hiperparatireoidismo secundário, doenças auto imunes, inflamatórias, doença renal crônica e pré-bariátricos.

Os pacientes com dosagens entre 10 e 20 ng/ml ou menor que 10 ng/ml apresentam risco de aumentar remodelação óssea e desenvolvimento de doenças como  raquitismo e osteomalácia. Os pacientes com deficiência de Vitamina D podem sentir dor óssea, fraqueza muscular, fadiga e podem ter fraturas. Níveis acima de 100 ng/ml representam intoxicação e risco de hipercalcemia.

O exame de Vitamina D é essencial, principalmente nos idosos, e a reposição deve ser feita com acompanhamento médico.

Dra. Maria Cecília Fittipaldi Massaro – endocrinologista da Clínica Vínculo

CRM-SP: 145.616